Quatro cursos novos estão dando uma preenchida na minha rotina:
- CURTMETRATGES, no Centre Cívic El Carmel. Nesse, o objetivo é mais no sentido de gravar um curta, e vários colegas estão fazendo pela segunda ou terceira vez. É mais como uma ''oficina'', então serve como hobby. Tive duas aulas, desde a primeira se iniciou o enredo da história, a partir de um objeto sorteado. Pelo que entendi, todos serão um pouco responsáveis por tudo e o desenvolvimento será sem muitas regras.
- Taller pràctic de curtmetratge: guió literari i guió tècnic. Aproveitem para treinar o catalão, lendo se entende - já ouvindo é mais difícil (e convenhamos, a língua é horrível): Desenvoluparem un guió literari, des de la idea, passant per l’argument i la caracterització dels personatges, fins a definir les escenes i l’escriptura en accions i imatges del guió. Ho traduirem en plànols tot elaborant el guió tècnic i ho deixarem llest per filmar. Descrição feita, explico: fomos indagados sobre certas preferências, e com pouquíssimo tempo para definir as respostas, tivemos que nos ''apresentar'' resumindo tipos de leituras habituais, assuntos sobre os quais reflexionamos com frequência, livros e filmes preferidos, etc, com o objetivo de encontrar um ponto em comum em todos esses gostos. Assim, tendo alguma noção das pessoas com as quais poderíamos nos identificar, formamos grupos de três pessoas. Quanto a isso, só posso comentar que estava em um bom grupo, mas por um problema de divisões nos demais, fui colocada em outro, de modo que me ralei. Espero que, se algum dia um dos companheiros venha a ter acesso a isso, o português se torne algo de outro mundo e não haja possibilidade de decifrá-lo.
- Taller pràctic de curtmetratge: preproducció, rodatge i postproducció. Esse e o anterior são no mesmo lugar, Casa Elizalde, que assim como o Centre Cívic El Carmel, faz parte do Ajuntament de Barcelona (uma das administrações públicas com responsabilidade política daqui). O resumo feito é: Coneixerem i experimentarem pas a pas el procés tècnic cinematogràfic que porta el guió tècnic a la pantalla. Començant per la prèvia de producció i organització del treball, aprenent a il·luminar i a treballar amb els actors durant el rodatge, fins arribar al muntatge del curt, llest per ser exhibit. Aqui, ao que tudo indica, a coisa será mais organizada e, digamos assim, metódica. Não sei exatamente quantos somos, talvez uns vinte. Cada um terá sua função específica, dentro das equipes de produção, direção, iluminação, câmera e arte. Nós pudemos citar preferências, por escrito, mas não teremos o poder de decisão. O critério será determinado por um dos coordenadores e será ele quem irá distribuir as funções - imagino que pelo menos um pouquinho baseado no que entregamos, para que haja alguma lógica nisso. Provavelmente saberemos nossos destinos na próxima aula.
- Curso Básico de Fotografía, na GrisArt - Escola Superior de Fotografia. Esse não foi bem uma escolha. Em agosto, como eu comentei aqui no blog, aconteceu a Festa Major de Gràcia. Uma das propostas foi o concurso Captura Gràcia, realizado em parceria com a escola, cujo objetivo era premiar, justamente com esse curso, as três melhores séries de cinco fotos que, segundo a exigência, deveriam ser tiradas de um celular. Eu havia enviado uma série e, antes do dia da entrega dos prêmios, me ligaram perguntando se eu poderia comparecer (ou algum representante). Era impossível para mim, já que tinha aula, no mesmo horário, em um dos cursos que já citei. O cara revelou que fui uma das finalistas, e depois de confirmar que não haveria maiores problemas com a minha ausência, continuei dando preferência ao outro compromisso (eu ganharia merrmo, hehe). Liguei depois, resolvi tudo, e já tive minha primeira aula, muito boa, por sinal. O curso é no valor de 650 euros e tem duração de três meses. Iriii, me dei bem! Ah, minhas fotos já estão aqui.
Depois posto fotos de Girona, cidade aqui perto bem bonitinha que conhecemos no feriado (dia 12 foi para nós também!). Afinal, a ideia era ser rápida.
Até mais!