domingo, 28 de junho de 2009

Segunda parada: San Sebastián e Hendaye

Saímos de Barcelona rumo à primeira cidade no dia 18, e no dia seguinte já fomos para San Sebastián. Continuamos hospedadas em Bilbao, já que nossa segunda parada era próxima e a visita seria rápida. Foi nesse dia (19), que aconteceu um atentado atribuído à ETA em Bilbao, em que um carro bomba explodiu matando um inspetor de polícia. Já estávamos na estrada e ficamos sabendo disso só mais tarde, e depois na volta, quando fomos "atacadas" por uma velhinha tagarela que entre muitos casos, contou esse também.






Um pouquinho mais de euskera mucho louca




As praças, que são aos montes por aqui


Como eu já comentei, fomos munidas de muitas roupas de verão, e o plano inicial era ir à praia em San Sebastián.




Apesar da beleza, o frio não nos animou a encarar o biquini. Ventava muito e ameaçava chover, então resolvemos ir atrás de informações. Assim descobrimos que estávamos a meia hora, de trem, de Hendaye, uma cidadezinha já no território francês. A passagem de ida e volta custava míseros €2,50. Não tivemos dúvidas e resolvemos almoçar na França, tipo assim, em um pulinho. Que dureza!





A estação de trem era meio distante da parte mais "movimentada" da cidade. Perguntamos, em espanhol, na primeira loja que encontramos, para onde deveríamos ir. A vendedora, que até o momento estava falando francês com uns clientes, nos respondeu com um espanhol muito bom, já que a cidade ainda faz parte do País Basco. Nem todos falam as duas línguas (ou três, se contarmos o euskera), como era o caso da francesa sujinha de um restaurante que fomos depois, que mesmo sendo caixa, metia o mãozão, sem lavá-lo, nos granulados que usava para enfeitar o petit gateau de alguém. Com ela a comunicação foi limitada: falávamos em espanhol, ela não entendia e respondia qualquer coisa em francês, provavelmente sem nenhuma ligação com o que queríamos.
Tivemos que andar bastante até encontrar mais gente, mais lojas, essas coisas. Na ida não teve tanto problema porque o caminho era lindo.









E encontramos a praia, que parece ser adorada pelos surfistas. Eu não vi muitas ondas, mas...



Eu, minha cara cada dia mais redonda, e Bianca, para câmeras diferentes

A mania de trocar de roupa sem pudores

Estamos pelo mundo

A volta foi uma pouco mais cansativa, tínhamos todo o caminho imenso para percorrer e precisávamos chegar na estação a tempo: já tínhamos as passagens Hendaye-San Sebastián e San Sebastián-Bilbao compradas, não dava para perder os horários. Para isso, tentamos pedir carona, e já que não deu certo - o carro que parou só tinha vaga para uma pessoa, mas éramos quatro e não rolou - tivemos que correr.
Perdemos todas as calorias do almoço e voltamos em paz hehe