sábado, 12 de setembro de 2009

Diada

Em catalão, Diada de l'Onze de Setembre, Diada Nacional de Catalunya, ou simplemente Diada.
Para mim, o feriado foi pelo Dia da Catalunya e ya está!
A data é uma infeliz coincidência, e em cartazes e etc parece que se evita escrever do modo "11.09", talvez para não sugerir qualquer outro tipo de "aniversário", digamos assim, nesse dia.
Dei uma pesquisada e bueno,  o 11 de setembro, para os catalães, é como o 7 do mesmo mês para o brasileiros. A diferença é que enquanto no nosso feriado se comemora a independência do país, na Catalunha se lembra o dia em que a região perdeu sua liberdade e foi ocupada por uma nação estrangeira, no ano de 1714, quando Barcelona finalmente caiu depois de estar cercada por mais de um ano. Com a derrota,  perdeu seu sistema jurídico e legislativo, os governantes passaram a ser indicados diretamente por Madrid e a língua catalana foi substituída oficialmente pela castelhana.
Como eu já disse, não são necessários muitos motivos para a galera fechar o comércio. Sendo ele relacionado diretamente a toda a briga da Catalunha por independência, então...
Li que são feitas oferendas florais nos monumentos de Rafael Casanova e Moragues Josep, líderes da resistência de Barcelona de 1714, e que ao longo do dia acontecem manifestações, shows, etc. Os monumentos eu sequer sei onde ficam, a manifestação que eu vi foi beeem pequena e fracassada, o show não me agradou e, do que incluo no "etc", o que de fato enxerguei pelas ruas foram as inúmeras bandeiras penduradas nas janelas e sacadas.
Existe uma versão para a bandeira independentista, que é a da estrela. Essa, com toda a certeza, foi a mais presente nos manifestos. Frases como "Catalonia is not Spain" também chamaram a minha atenção.
Que loucura.

Minha rua
  
         
Por aí
 
   
Ônibus
(aliás, esse é meu amado 24)
  
   
El Corte Inglés da Plaça Catalunya
   
  
  
Graaande manifestação
   
    
Programação(?) no Arc de Triomf
   
  

Era um feriado que anunciava uma série de festividades... Acabaram só na promessa.