Estou um pouco destemperada porque estou para me gripar (espero realmente que não seja a gripe A, tem umas placas pelas ruas alertando...), mas mesmo assim, sinto um INICIOZINHO de frio. Ok, durante o dia continua muito calor, mas à noite meu lençol começou a não ser suficiente. Tampouco fiz algo para não passar frio, meus cobertores ainda estão guardados. É frescura minha, eu sei, falta um tempinho ainda para os termômetros começarem a baixar.
Vejamos, casa movimentada outra vez. A Miriam (a americana que mora há anos no Brasil e esteve aqui em maio) está passando uns tempos com a gente de novo, ela tinha passado junho, julho e agosto no meu país amado e agora voltou a Barcelona.
Hoje ela, eu e a Bianca fomos ao cinema assistir "El Primer día del resto de tu vida", que por ter o título original (Le premier jour du reste de ta vie) traduzido para o espanhol, acreditamos não ser dublado ou legendado em catalão. Nos traillers tivemos um certo medo de que estivéssemos enganadas, mas nas salas desse cinema eles realmente costumam legendar em espanhol. Sorte a nossa!
A ideia era de ir ao cinema mesmo, escolhemos o local (e o preço, né minha gente!) e a partir daí o filme que nos parecia melhor. Estava sem muitas expectativas por esse, mas todas nós gostamos. O assunto - dramas familiares, digamos assim - pode ser meio clichê, mas a abordagem foi boa. Até me emocionei, mas o auto controle falou mais alto quando lembrei ter passado rímel antes de sair de casa. Senão... "fffff" (integrante dos vícios linguísticos/gestuais dos espanhóis)
Leia-se, nesse caso, como: "pff, jura!"
Leia-se, nesse caso, como: "pff, jura!"
Como a Miriam já morou nove anos no México, tem alguma experiência na comida típica... Andamos fazendo uns testes com guacamole, tortillas mexicanas, enfim. Também passamos pela culinária chinesa, e claro, brasileira.
E ainda sobre essa área: Bianca e eu combinamos de encerrar a tradição do picolé a cada fim de refeição. Tem um supermercado aqui perto com promoções tentadoras - tanto no preço quanto no sabor -, e o sorvete, provavelmente hiper calórico, é gigantesco. Acredito que tenha alguma substância viciante, porque não está normal! Não dá para abusar.
Mesmo que em comum nós todas tenhamos o português (Bianca fala inglês mas isso ainda não é para mim), estamos com a nova regra de ter pelo menos algumas conversações por dia em espanhol. Temos de exercitar e tal...
Cortei os cabelos um pouco abaixo dos ombros. É estranho ter "pouca" quantidade (entre aspas porque néééé, jamais serei careca), principalmente na hora de lavar. Demorei uns dias para me readaptar com o quanto passar de xampú e condicionador. A economia tem sido absurda; por outro lado, gasto mais em Kolene (hehe, brincadeirinha). Enfim, em creme sem enxágue, já que é mais complicado de dominar tanto volume. Por esses dias tivemos uma conversa muito boa com a nossa cabeleireira, ela é muito do bem e uma figura!
Ainda estou sem fotos da minha nova cabeleira, porém, para não ficar sem imagens, vão essas do Park Güell, dessa vez super do alto, já me aventurei por pontos até então desconhecidos por mim.
Haja pernas, é muita escada!
Haja pernas, é muita escada!
Vale a pena, fico tão tranquilinha lá em cima olhando para todo esse marzão... Pensei nisso hoje, aliás: é tão diferente morar num local que não tem assiiiiim, um clima de praia, e que no entanto tem o Mediterrâneo ali, ao alcance da vista (e do corpo, por quê não?)
Tenho visto umas fotos de um pessoal alternatiiiiiiiivo, descolaaaaado e essas coisas de Porto Alegre, e não é por nada, mas a moda está toda copiada do pessoal que eu vejo circulando por aqui. Sei que pode não ser novidade... é só uma observação.
E um último comentário:
Porto Alegre: quase 500km²
Barcelona: 91km²
Primeiro dado que me impressionou.
Depois:
Porto Alegre: 1.436.123 hab. Logo, 2.878,7 hab./km²
Barcelona: 1.595.110 hab.
NÃO É IMPRESSIONANTE???? Quero dizer, 17.451,97 hab./km²!!!!!
NÃO É IMPRESSIONANTE???? Quero dizer, 17.451,97 hab./km²!!!!!
O QQQQQQQQQQQQQQ??????????????????????
Acho que a única explicação são os pisos compartidos, à lá "Albergue Espanhol"...
Bom, fiquei chocada.
Vou para cama, e de moletom. Hasta luego.