sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Roma - segundo dia

Já há algum tempo, todos que ficavam sabendo que iríamos a Roma tinham comentários para tecer a respeito.
"Só quero ver o que vocês vão achar!", "Roma é lindíssima, mas é um caos!", "Ah, Roma é muito melhor do que Paris!" e "Então tá, depois vocês nos contam a opinião sobre a cidade..." foram algumas das frases escutadas.
Sem problemas, eu conto sim!

Não ouso fazer comparações com Paris, primeiro porque a capital francesa ganhou meu coração. Não interessa que digam que esperavam mais, que "existe muita expectativa em torno do lugar" e por isso "não há surpresas", nem que "Paris nem é tão grande assim". Voltarei quantas vezes a vida (e o dinheiro) me permitirem.
Segundo, porque elas são diferentes em estilos, em gente, em comida, em trânsito, em atrações, em idade e época.
Como já escrevi antes, adorei Roma, mas não vejo sentido em fazer comparações entre coisas/lugares tão... incomparáveis, ué.

Sim, a cidade é lindíssima. E bem, a questão do caos confere no que se trata de trânsito. Momento oportuno e ideal para aqueles que curtem "enfiar" o carro entre os outros, gostam de uma boa ultrapassagem e são fãs de alta velocidade.
Todos nós estivemos sempre super atentos aos nossos pertences, já que Roma tem fama reconhecidíssima de alvo para ladrões e batedores de carteira. Por sorte ou excesso de esperteza, não tivemos nenhuma experiência desagradável!
Fazendo um parênteses na última frase: nenhuma experiência desagradável EXCETO a chuva, JUSTAMENTE NO DIA em que grande parte dos nossos passeios seria ao AR LIVRE. A não ser pela previsão do tempo, não tínhamos como adivinhar que o melhor dia para conhecer o Coliseu, o Arco de Constantino, o Parque Arqueológico Ninfeo di Nerone (etc, etc, etc) seria o anterior, quando passamos horas e horas dentro do Museu do Vaticano enquanto o sol brilhava fortemente. (Não me abalei). Ok,  me abalei pouco e, morrendo de frio,  segui os planos.

Era mais ou menos assim

Para quem não entendeu, é o seguinte: as arquibancadas que iam de cima a baixo e davam a volta toda na parte interna do Coliseu não existem mais, assim como a "arena" em que ocorriam as batalhas de gladiadores, etc. Na foto dá para ver uma pequena reconstituição dela, que fizeram para a galera ter uma noção.
Para ficar mais claro:
Arco di Constantino
Parco Archeologico Ninfeo di Nerone

Depois da exaustiva e friorenta tarde de chuva, não tivemos saída além de almoçar (tardiamente) no shopping e por lá permanecer... Nunca reclamo desse tipo de coisa.