A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes. Em 1930, a data foi alterada para 23 de abril, dia do falecimento dele.
Em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, já que marca a morte de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare.
Minha conclusão é de que não há nada mais coerente do que presentear alguém com livros no Dia Internacional deles, e a rosa se justifica pela lenda que envolve São Jorge, que teria matado o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente à sua princesa.
Enfim, são usados significados diferentes da data: cultura aos homens e romantismo às mulheres. Não acho uma boa divisão, o mais justo seria os dois para ambos.
Não cheguei a tirar fotos, mas...


Algumas contradições com o que eu disse, tem alguns detalhes diferentes, no entanto, é mais uma fonte http://www.catalonia.com.br/catalunha_cultura5.asp
ps: achei meio bizarro que, com todo o independentismo que a Catalunha busca, seu animal símbolo seja o burro, enquanto o da Espanha é o touro. Deve existir uma explicação, mas né.