sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Tradicions nadalenques - Catalunya

Dando um passeio por qualquer trajeto curto da cidade, é possível encontrar uma das várias feiras de Natal que costumam ocorrer nessa época - obviamente -, em que são vendidos vários produtos típicos, alguns ditos "da sorte",  além de diferentes objetos decorativos.
Uma delas é em frente à Catedral, no Bairro Gótico










Na feira de Natal, um dos destaques é esse "boneco" feito de tronco que aparece na foto acima. É um ícone das comemorações natalinas aqui na Catalunha: o Caga Tió.
O significado é exatamente o que parece, então me sinto livre para falar de nojeiras - o que não significa que eu ache isso legal. Antes, é necessária uma breve explicação.
A figura do Papai Noel obviamente é conhecida por aqui, no entanto, quem traz os presentes para as crianças não é o bom velhinho, e sim - como acontece também em outros países - os Reis Magos, no Dia de Reis (6 de janeiro). Acho isso uma tremenda sacanagem, porque o recesso escolar é, geralmente, de 20 de dezembro a 8 de janeiro, ou seja, sobra quase nada de tempo para a diversão com os brinquedos novos.
A função começa na Noite de Reis, 5 de janeiro. Antes de dormir, as crianças costumam deixar água nas janelas para dar de beber aos camelos dos reis. No dia seguinte, os presentes "aparecem".
Maaaaassssss, na véspera de Natal, a tradição infantil está relacionada a este asqueroso ícone já comentado.
O tronco de madeira, adornado com 4 patas, um rostinho sorridente e uma "barretina", típica boina catalã, é adotado pela família e vira mascote da casa semanas antes do Natal.

As crianças "alimentam" o bicho para que ele fique bem gordo e... CAGUE presentes no Natal! Nojo nojo nojo nojo nojo.
Bom, a comida é deixada na frente dele, que só come quando todos estão dormindo - cabe aos adultos sumir com ela para que a criançada não se desiluda.

No dia 24, depois da janta, o Caga Tió é coberto com uma manta para que não sinta frio (hé-hé) e cada criança, com um bastão, vai golpeado o mascote para que ele faça suas necessidades. Em geral, são chocolates e guloseimas, já que os melhores presentes (leia-se: mais caros) chegam no Dia de Reis.

Caga tió,
avellanes i turrons
no caguis arangades
que són massa salades,
caga torrons,
que són més bons

A musiquinha cantada enquanto o tronco vai sofrendo os ataques varia um pouco, também de acordo com a região,  mas uma das traduções seria mais ou menos assim:

Caga tió
d'avellana i de pinyó.
Pixa vi blanc
per les festes de Nadal.
Ara vénen festes,
festes glorioses.
Menjarem conill
i llebre, si en tenim!
Caga Tió! Caga Tió!
Si no et donarem
un cop de bastó!
 
Caga "tió"
de avelã e de pinhão
mija vinho branco
pelas festas de Natal
Agora vêm festas
festas gloriosas
Comeremos coelho
e lebre, se temos!
Caga "tió"! Caga "tió"!
Senão vamos te dar
um golpe com o bastão!

Agora, cadê o senso de higiene desse pessoal? Mesmo que eu fosse criança e acreditasse na diarréia de presentes do tronco, jamais colocaria um docinho desses que ele solta na minha boca, uma vez que imaginasse que a procedência deles seria tão podre.

Eh, Joan, que no es solo per tu, ¿eh? AHAHAHA, criança gulosa!

Cada um com sua cultura...

Ok, minha gente,
Feliz Natal!
Feliz Navidad!
Bon Nadal!